Planejamento dos esportes de raquete na educação física escolar

Organizar corretamente o ambiente de ensino, dispor de um leque de atividades destinadas ao desenvolvimento do tema proposto, ser um educador engajado e participativo que desperte fagulhas de curiosidade e o desejo de aprender mais por parte dos alunos, são componentes essenciais para empreender qualquer projeto no ambiente escolar.

Porém a rotina docente com a sua imensa quantidade de aulas e os diferentes grupos que devem ser administrados durante um ciclo de trabalho, certamente irão fazer sucumbir a boa vontade e a competência do professor se este não estiver munido de um planejamento que vai ajudar a estruturar sua proposta de ensino.

Vale relembrar que a educação física escolar possui alguns conteúdos clássicos estes são: Jogos, danças, lutas, ginásticas e esportes. Estes conteúdos possuem por sua vez sub-conteúdos como é o caso do tênis quando acoplado na categoria dos esportes.

O tênis por sua vez é mais um integrante da família dos esportes de raquete, rede ou rebatidas o que vai depender da concepção teórica adotada pelo professor e suas convicções pessoais. A vinculação adotada pode classificar o tênis juntamente aos jogos como Ex.peteca (rebatida), voleibol (rede), squash (raquete).

Para efeito didático adotamos a classificação esportes de raquete.

1.   Estrutura curricular do tênis (esportes de raquete) nas escolas

Esporte de raquete

Esporte de raquete

A proposta é que na educação física escolar o tênis esteja atrelado no contexto do planejamento juntamente a outros esportes de raquete para que:

  • Seja possível otimizar o tempo de aprendizagem
  • Enriquecer o acervo do conhecimento esportivo dos alunos
  • Possibilitar conexões entre as habilidades que podem ser transferidas de um tema para o outro
  • Ampliar a oferta de discussões e vivências que estejam permeadas pelo conteúdo chave (Esportes de Raquete)

 

Planejamento Bimestral Esportes de Raquete

Planejamento escolar

Planejamento escolar

 

2 –  Considerações sobre o planejamento do tênis na educação física escolar

  • Reunir o tênis junto a outros esportes de raquete na educação física escolar é uma opção viável que só cabe ao professor priorizar  no momento mais oportuno.
  • O modelo deste artigo é apenas um esboço genérico que serve de introdução para o tema do planejamento, não foi levada em consideração neste momento a faixa etária dos alunos.
  • Muito importante consultar os artigos sobre as dimensões da educação física escolar, onde cada aula deve ter seus objetivos, conceituais, procedimentais e atitudinais, e as habilidades fundamentais do tênis que são facilmente transferíveis para os outros esportes de raquete.
  • O modelo foi estipulado para uma realidade de 2 aulas de educação física escolar na semana.

Deixe o seu comentário abaixo !