A introdução do tênis escolar na educação fisica

A introdução do tênis escolar nas aulas de educação física, não só pode enriquecer a leque de conteúdos ministrados pelo professor, como poder oportunizar o acesso e o prazer a uma atividade ainda concentrada nas esferas privadas como é o caso do Brasil.

O objetivo de vincular conteúdos educacionais ao desporto não é uma ideia recente e já foi tratada pelas principais abordagens de ensino da educação física escolar (Critico-superadora, Emancipatória, Construtivismo e Parâmetros curriculares nacionais PCN´S).

1- Os objetivos educacionais do tênis escolar.

Dessa maneira o jogo de tênis não é diferente, quando está associado ao ambiente escolar. O jogar pelo simples jogar, o rebater irrefletidamente não condiz com os objetivos educacionais. Devemos sempre nos lembrar que a escola é a casa de cultura da sociedade, nos comprometemos obrigatoriamente nela para construir conhecimentos, aprender e ressignificar conceitos,

NÃO É UM CLUBE E CERTAMENTE NÃO É UM LUGAR PARA CAÇAR TALENTOS!

Tênis escolar

Tênis escolar na educação física

 

Por conta disso essa introdução é essencial, chamar a responsabilidade de quem vai gerenciar este conteúdo, antes de fornecer sugestões para a sua implantação, a adequada organização do ambiente e dos materiais e os recursos didáticos para a iniciação esportiva do tênis.

A familiarização do tênis escolar, juntamente as suas adaptações (mini-tênis) irá contribuir para um ambiente intenso de descobrimento do jogo, proporcionando estímulos importantíssimos para a motricidade infantil e juvenil, onde os valores e as atitudes são realçados a todo o momento.

 O fair-play, cortesia, autonomia, socialização são esses componentes inerentes ao jogar tênis. Habilidades que podem ser desenvolvidas com uma adequada metodologia, que progressivamente encante os alunos, ajudando-os a serem consumidores mais inteligentes sobre esta cultura corporal de movimento. Ao invés do professor “rolar a bola” e perder a oportunidade de ajudar seus alunos a superar seus níveis de conhecimento.

 Nesta sequência de 10 artigos buscaremos ajudar os professores a instituir e organizar uma proposta para a inserção do tênis escolar no contexto educacional, as adaptações espaciais e os recursos pedagógicos que envolvem a utilização de materiais de baixo custo, juntamente com a progressão coerente das atividades ira estimular o desenvolvimento de “Corpo inteiro” (físico, cognitivo, social etc..) dos alunos, que vão desfrutar desta atividade extremamente prazerosa que é jogar tênis e conjuntamente estarão imersos em um ambiente de valores éticos e sociais sem igual na cultura do desporto!

Deixe o seu comentário abaixo !