As armas para vencer o jogo de tênis

Vencer o jogo de tênis é preciso possuir algumas armas. Não se trata necessariamente de saber fazer todos os golpes mas principalmente de ter uma maneira específica de jogar. O exemplo do tênis de alto rendimento mostra bem essa característica. Cada tenista se destaca pelas suas armas e tem seu perfil de jogador. Quais são as armas para vencer o jogo de tênis ? Como identificá-las? Veja as dicas práticas desse artigo para obter maior rendimento nas próximas partidas de tênis.

1/ Quais são as armas possíveis para vencer o jogo de tênis ?

 

 As armas de cada jogador podem ser completamente diferentes em função dos tenistas. O mais complicado é identificar as armas que podem ajudar a vencer suas partidas. Será necessário não confundir as suas armas com as suas jogadas preferidas (veja o artigo Jogar bem ou competir bem). Se fosse o caso, teria apenas jogador do estilo do Federer…vencer jogando bonito sem suar muito, sem sujar as meias, sem desfazer seu cabelo!

1505522422_ee3886c514_z

vencer o jogo de tênis – as armas !

Encontramos novamente as 4 áreas que se referem ao tênis!

  • Que seja no alto rendimento ou nos torneios amadores o preparo físico é uma arma poderosa. O nível do preparo físico mostrado pelo Nadal e pelo Djokovic é simplesmente espetacular. Mesmo quem joga melhor que esses dois tenistas durante um período da partida vai correr e muito…até quebrar ! Assim, podemos considerar que não precisa jogar tão bem para vencer partidas contra tenistas que “jogam” melhor em termo de técnica e tática. Quem tem a arma do físico poderá se impor após ter cansado o adversário e isso mesmo ficando atrás no placar.

 

  • Da mesma forma que para o físico tem tenistas com uma mente para aguentar situações especiais: perder muitos pontos seguidos e não assustar, reverter situações desesperadas, jogar muito bem no momento da decisão, etc. Essas capacidades se encontram também em tenistas de torneios sociais e podem se tornar poderosas para vencer o jogo de tênis.
  • A tática é uma arma muito especial ! O plano de jogo, as escolhas táticas conseguem influenciar o resultado das partidas. Por exemplo, o trocador de bola propõe uma tática para vencer o jogo de tênis e não busca a jogar bonito. O objetivo dele é vencer muitos pontos e perder poucos. Ele está completamente empenhado pelo resultado e não quer se preocupar com o “jogar bem”. A tática nunca será espetacular como poderia ser uma jogada linda. A tática sempre será uma das armas mais poderosa que pode ter no tênis. Existem vários esquemas de tática para poder vencer o jogo de tênis, mesmo sem jogar de forma maravilhosa, mas se o tenista conseguir realizar tecnicamente o plano de jogo que precisa para vencer, ele será um jogador “perigoso”.
  • Falta falar da técnica, o talento de alguns jogadores sabendo realizar golpes maravilhosos. A potência de um golpe bem realizado se torna o remédio perfeito para acabar com um adversário. O forehand do Federer, o saque do Sampras, o backhand do Guga ajudaram esses tenistas a se impor em várias situações. Nos torneios amadores, é importante que o tenista possa organizar seu jogo acima da sua arma principal, seu golpe forte.

 

2/ Como identificar suas armas para vencer o jogo de tênis?

 

Identificar as armas é o resultado de um processo de avaliação que o tenista deve realizar ou que pode ser realizado pelo treinador de tênis.

Para realizar esse procedimento necessita:

  • Realizar um número mínimo 40  jogos de tênis na temporada. Precisa ter várias experiências para que suas observações sejam válidas e não precipitadas. O volume de jogo de tênis vai ajudar a identificar o perfil de jogador que você é, e assim conhecer suas armas.
  • Ter um caderno para anotar os resultados dos seus jogos e as informações principais desse jogo: seu adversário, o tipo de jogo dele, o piso da quadra, o placar, etc. Essas informações vão ajudar a identificar se você é um jogador resistente, um jogador de quadra rápida, etc.
  • Lembrar e escrever a “história” da sua partida. Por exemplo: O que aconteceu na primeira fase do jogo ? Quais foram as fases do jogo ? Como você jogava quando você perdeu?
  • Anotar os comentários das pessoas que comentam seu jogo: seu adversário, seu treinador, seus amigos. Cada um deles ao observar seu jogo tem a possibilidade de avaliar bem o que funcionou ou não na sua maneira de jogar. Seu adversário chega a comentar as suas jogadas que incomodaram…várias vezes o jogador pode nem ter percebido o quanto uma jogada incomoda muito os adversários. Por isso, todos os comentários são a considerar para conhecer melhor as suas armas !

 

 

Assim, o tenista deve saber quem ele é…o perfil de jogador e quais são  as armas que vão ajudar a vencer os jogos de tênis. Pare para pensar, analisar seu jogo, conhecer as suas jogadas eficazes e tente ministrar seu jogo acima delas.

 

 

Deixe o seu comentário abaixo !